(Tradução livre)
Ouvir música pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar as emoções positivas em adultos, revelou uma pesquisa da Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte.
O estudo mostrou que não importa a idade do adulto, a música ajuda a diminuir os níveis de estresse. No entanto, os adultos mais velhos tiveram maior redução do estresse do que os adultos mais jovens - especialmente ao ouvir música.
Nos últimos 20 anos, os pesquisadores estudaram os efeitos positivos em ouvir músicas, incluindo redução do estresse, melhoria do humor e regulação da emoção. Entretanto, este estudo examinou, pela primeira vez, as diferenças de faixa etária na redução do estresse ao ouvir música.
O ensaio de pesquisa, liderado pela Escola de Psicologia da Queen’s University Belfast, foi realizado com 40 adultos jovens, com idades entre 18-30 anos, e com 40 adultos idosos, com idades entre 60-81 anos.
A Dra. Jenny Groarke, da Escola de Psicologia da Queen’s University Belfast, liderou a pesquisa. Ela explica: “Ouvir música é parte da vida cotidiana de muitas pessoas. Os estudantes universitários passam até quatro horas por dia ouvindo música e 64% dos adultos com idades entre 65-75 anos relatam ouvir pelo menos uma vez por dia.”
“A prevalência de estresse e ansiedade hoje, especialmente entre os jovens, é uma preocupação crescente. Há uma necessidade de intervenções econômicas e de fácil acesso para o controle do estresse. Os resultados deste estudo apoiam a ideia de que ouvir música ajuda a lidar com o estresse ao longo da vida."
“Este estudo também oferece informações importantes sobre os efeitos da música em adultos mais velhos, que raramente foram incluídos em pesquisas anteriores.”
Antes de visitar o laboratório, os participantes criaram playlists de músicas que ouviriam em situações estressantes. Quando eles chegaram ao laboratório, eles foram informados que teriam que fazer uma palestra que seria gravada em vídeo e avaliada, aumentando os níveis de estresse. Metade do grupo ouviu sua própria playlist de músicas, enquanto a outra metade ouviu um documentário de rádio. A redução do estresse foi maior no grupo que ouviu música.
Os adultos idosos também mostraram maior redução do estresse em ambas as condições - ouvindo música escolhida por eles mesmos e ouvindo um documentário de rádio.
A Dra. Groarke comenta: “Os resultados indicam que ouvir as músicas preferidas pode ajudar no controle do estresse para adultos jovens e adultos idosos. No entanto, o fato de os idosos apresentarem maior redução do estresse ao ouvir as músicas escolhidas por eles mesmos e ao ouvir um documentário de rádio também apoia a teoria existente de que as habilidades de regulação emocional se desenvolvem com o tempo e melhoram com a idade”.
“Isso mostra que, à medida que as pessoas envelhecem, sua capacidade de reduzir seus sentimentos negativos e prolongar seus sentimentos positivos melhora.”
FONTE:
Comments