EMDR
EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing
Dessensibilização e Reprocessamento
através dos Movimentos Oculares
(além dos movimentos táteis e auditivos, ou seja,
Movimentos Bilaterais)
A Terapia EMDR é uma nova abordagem de psicoterapia desenvolvida nos Estados Unidos no final dos anos 80 pela psicóloga Francine Shapiro, Ph.D..
Essa abordagem é integrativa e permite o reprocessamento de lembranças difíceis e dolorosas através da incorporação do conteúdo neuronal nos hemisférios cerebrais em três etapas: passado, presente e futuro.
Assim, mudamos a percepção das dificuldades pelas quais o cliente passou, abrindo espaço para o surgimento de recursos positivos.
Crendo que a terapia deve produzir resultados mensuráveis, uma vez feitas as entrevistas iniciais, estrutura-se um plano de tratamento, alvos de terapia para cada cliente segundo as suas demandas, a terapêutica necessária para alcançar as metas propostas e a medição dos resultados para a decisão da alta.
De forma científica, porém empática, desenvolve-se uma terapia que tem apresentado consistentemente um número menor de sessões que psicoterapias mais tradicionais e com resultados duradouros.
O que pode ser tratado com Terapia EMDR?
.Medos e fobias;
.Processamento de luto e perdas significativas;
.Consequências do bullying;
.Dificuldades de ajuste escolar;
.Insegurança sobre desempenho: Vestibulandos, Atletas, Profissionais;
.Danos causados por separação conjugal e relacionamentos familiares desajustados;
.Efeitos de mudanças significativas na vida - residência, escola, idioma, país;
.Sequelas por abuso físico, psicológico e sexual;
.Sequelas devido a assalto ou acidente;
.Preocupação excessiva com o futuro;
.Insônia, ansiedade, síndrome do pânico e depressão.
EMDR com caixa de areia-
trabalhando com o Cérebro Direito
Protocolo desenvolvido por Ana Gomez, em 2013, baseado na Teoria do Apego e na Neurobiologia, oferece um veículo de expressão para a memória implícita e explícita com a meta de promover integração e assimilação da memória. Muitas das atividades e protocolos podem ser adaptados à perspectiva adulta, proporcionando ao cliente a oportunidade de entrar em contato com o lado lúdico e criativo do hemisfério direito do cérebro.
Na "Criação dos Mundos" com a Caixa de Areia é oferecida ao cliente a oportunidade de utilizar uma linguagem diferente da comunicação verbal, é oferecida uma linguagem mais profunda, esquecida pela nossa sociedade, a linguagem dos símbolos, das analogias, das metáforas, dos sonhos, a linguagem de quando nascemos, a linguagem mais poderosa que existe!
Dessa forma, ajudamos o cliente a tolerar o que não é tolerável, a abraçar o que não era acolhido.
"É muito libertador encontrar no mundo externo uma imagem que seja análoga e proporcional ao que estamos experimentando no mundo interno. Isso porque a emoção não mais nos contém. Nós contemos e dialogamos com a emoção. Não estamos mais inundados com aquilo para o qual não conseguimos nomear."
Smith, Sheila Dorothy. (2012) Sandtray play and storymaking: a hands-on approach to build academic, social, and emotional skills in mainstream and special education. London, Jessica Kingsley Publishers.
Por que tratar
crianças e adolescentes?
A infância de uma pessoa é um período crítico do desenvolvimento, já que é nessa fase que se forma a identidade, as crenças sobre os outros e sobre o mundo e também o conceito sobre si mesmo.
Quando não se aprende a lidar com as dificuldades da vida de forma adequada, ou se as situações são tão difíceis que o cérebro não consegue processar de forma efetiva, a criança/jovem pode ficar com sequelas negativas pelo resto da vida. Tratar esses indivíduos significa oferecer-lhes a oportunidade de escolhas funcionais.