top of page

EMDR para Crianças

EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing -

para Crianças

O que o EMDR faz?
Às vezes, acontece algo chato conosco e sentimos uma mistura de emoções, deixando nossos pensamentos muito confusos. E aí nossas mentes, corpos e corações não ficam bem. Parece que estamos carregando uma mochila bem pesada, cheia de coisas misturadas. Quando estamos muito ocupados, carregando muitas mochilas, não temos espaço em nossos corações, mentes e corpos para os bons sentimentos e pensamentos. O EMDR pode ajudar as crianças, diminuindo o tamanho dessas mochilas ou até mesmo livrando-se delas, para que tenha espaço para os bons sentimentos e os bons pensamentos. Os adultos têm um nome muito complicado para EMDR: Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares, entretanto Ana Gomez, terapeuta EMDR reconhecida mundialmente, inventou um nome legal para as crianças: Olhos se Movendo para Digerir e se Recuperar!!
Ana Gomez e Livia no workshop
Ana Gomez workshop EMDR infantil Livia Furlan Barbosa Carreira

Quando as crianças recebem a estimulação bilateral - EMDR, elas podem mover os olhos de um lado para o outro enquanto pensam sobre as coisas chatas que aconteceram com elas. A maioria das crianças não sabe disso, mas elas realmente fazem esse movimento durante todas as noites enquanto estão dormindo e sonhando. Os adultos chamam essa fase do sono de Movimento Rápido dos Olhos - sono REM. O terapeuta EMDR pode fazer outros tipos de movimentos, ao invés de estimular a movimentação dos olhos, pode dar tapinhas em suas mãos ou joelhos, ou pode usar sons e músicas que se intercalam entre um ouvido e o outro.

Quando coisas chatas acontecem, o cérebro tem dificuldade em juntar todas as partes e, como resultado, o que as pessoas dizem ou fazem ou o que as crianças veem, ouvem, cheiram ou tocam podem trazer à tona as memórias chatas, os pensamentos confusos, os sentimentos e sensações corporais ligados a essas coisas chatas. O EMDR auxilia o cérebro a juntar todas as partes para que as coisas chatas possam ir embora e as coisas boas ou as coisas que aprendemos com elas possam ficar e assim nos tornamos mais fortes. Então, o cérebro pode mastigar e digerir todos os sentimentos e pensamentos confusos, bem como as emoções chatas para que possamos deixá-los no nosso corpo.

Trecho do livro de Ana Gomez: Terapia EMDR e Abordagens Auxiliares com Crianças: Trauma Complexo, Apego e Dissociação, 2014

Recursos para pais e cuidadores

Vídeos:

Três Conceitos Fundamentais Sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância - Universidade de Havard, 2012:

1) As Experiências Moldam a Arquitetura do Cérebro 2:11

2) O Jogo de Ação e Reação Modela os Circuitos do Cérebro 1:53

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3) O Stress Tóxico Prejudica o Desenvolvimento Saudável 1:59

 

 

 

 

 

 

Trauma, cérebro e relacionamento. Ajudando a curar as crianças 5:32 (legendado em português)

Neurobiologia do Apego Seguro - Allan Schore 13:09 (legendado em português)

E-books gratuitos:

Ajudem as crianças a entenderem o coronavírus!

FotoOstraeBorboleta
FotoRecursoEMDRCriança
Av. Com Videlmo Munhoz, 130 Sala3
Anhangabaú Jundiaí SP Brasil
13208-050
 +55 11 99173 8631
whatsapp-1.png
bottom of page