Para aumentar nossa compreensão sobre como esse problema de saúde mental afeta algumas pessoas, temos aqui uma seleção de filmes sobre o TPB - Transtorno de Personalidade Borderline (Limítrofe). Assistir a filmes sobre o transtorno torna mais fácil o entendimento sobre os sintomas e suas características.
O TPB é uma condição em que as pessoas têm dificuldades com a autorregulação emocional. Eles podem sentir depressão, ansiedade ou padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada. Muitos portadores do TPB temem a discriminação no ambiente de trabalho ou temem que os outros pensem que seus problemas não são "reais".
A prevalência média do transtorno de personalidade borderline na população é estimada em 1,6%, embora possa chegar a 5,9%. A prevalência do transtorno pode diminuir nas faixas etárias mais altas e é diagnosticado predominantemente em mulheres, cerca de 75%.
Dos 30 aos 50 anos, a maioria dos indivíduos com o transtorno alcança estabilidade maior nos seus relacionamentos e no seu funcionamento profissional. Estudos de seguimento de indivíduos identificados por meio de ambulatórios de saúde mental indicam que, após cerca de 10 anos, até metade deles não mais apresenta um padrão de comportamento que atenda aos critérios para o TPB.
A luta constante, com tantas altas e baixas em suas histórias, e intensas emoções faz com que haja bons roteiros para os filmes de Hollywood.
Segue a lista de alguns filmes:
Bem-vindos ao meu mundo, 2014 (Welcome to me)
Na comédia dramática, a atriz e comediante Kristen Wiig interpreta a personagem Alice Klieg, uma mulher com TPB que se torna milionária após ganhar na loteria. Frustrada com a atenção que está recebendo, Klieg interrompe a medicação, indo contra a recomendação de seu psiquiatra e com o seu prêmio, compra o seu próprio programa de entrevistas na televisão, chamado Bem-vindos ao meu mundo.
Borderline – Além dos Limites, 2008 (Borderline)
A história da personagem Kiki, interpretada pela atriz Isabelle Blais, é mostrada em diferentes fases de sua vida. Com a mãe internada, ela é criada pela avó, que não se preocupa com ela. Seu refúgio é a escola. Sua vida antes dos 30 está bem longe de ser um conto de fadas. Ela se envolve com diversos homens, um após o outro. Sexo e álcool são suas únicas saídas e sua rotina. Mas aos 30 anos, Kiki enfrenta o maior de todos os desafios: aprender a amar a si mesma.
Garota, Interrompida, 2000 (Girl, Interrupted)
Garota, Interrompida é um filme de época ambientado em uma instituição mental dos anos 60. Internada devido a crises do TPB, a personagem Susanna Kaysen, interpretada por Winona Ryder, cai sob a influência de outra paciente mais inconstante chamada Lisa Rowe, interpretada por Angelina Jolie. Conforme a história se desenrola, Kaysen deve decidir entre sua amizade com Rowe ou sua própria recuperação do transtorno de personalidade borderline.
Atração Fatal, 1987 (Fatal Attraction)
Um advogado, casado e pai de família, Dan personagem interpretado por Michael Douglas, sofre com a rotina e, aproveitando a viagem da família, se envolve com uma mulher, misteriosa e sedutora por uma noite. Alex, interpretada por Glenn Close, no entanto, revela um comportamento extremamente destrutivo e não aceita de forma alguma ser abandonada, gerando muitos problemas para Dan e tudo o que gira em torno dele.
Comments