top of page

Contando para o meu filho que ele é autista leve (asperger) ou autista de alto funcionamento

Será que eu devo contar para o meu filho que ele é autista? Qual a diferença entre ele saber ou não saber? O que muda? Ele será rotulado?


Essas são algumas perguntas feitas por diversas mães, pais e cuidadores de autistas de alto funcionamento. E eu responderia a todos esses questionamentos, dizendo simplesmente deixe a verdade acontecer. Quanto mais conhecimento as crianças e as pessoas ao redor tiverem, mas tranquila será a convivência entre todos, neurotípicos e neuroatípicos. Cada vez mais, surgem movimentos para esclarecer o que é o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA, e termos como neurodiversidade vem ganhando espaço e propondo que condições como TEA, não são anormalidades e sim diferenças neurológicas.

Então, diariamente, nos momentos em que seu filho se comportar de forma diferente através dos seus talentos e das suas dificuldades, vá pontuando que são características do autismo. Não precisa ter um dia e uma hora específica para contar, mas sim haver várias conversas em família sobre o tema.


Abaixo estão os links de alguns vídeos interessantes sobre o tópico:






Animações sobre Autismo

Assista com o seu filho, clicando abaixo:


Psicoeducação para pais, cuidadores, crianças, educadores, profissionais e interessados. Esta animação explica com empatia e de forma lúdica o que é o Transtorno do Espectro Autista - TEA - e como funciona a mente de pessoas com autismo. Com linguagem positiva, a animação mostra quais são as principais características de pessoas com autismo.


Às vezes, o novo e o desconhecido podem parecer apavorantes no mundo de Pablo! Mas desta vez, graças a um agasalho muito chamativo, Pablo e seus amigos poderão refletir sobre o medo, entender juntos o que os assusta e enfrentar as situações com imaginação e diversão.


A animação é sobre a Rita, uma menina que quer brincar com objetos e brinquedos somente da cor rosa e quando outras crianças tentam trazer outras cores para a brincadeira, ela não aceita e acaba transformando todo o mundo na cor rosa, até que as outras crianças conseguem trazer o colorido para o mundo novamente.


Aos olhos de uma criança neurotípica, os hábitos repetitivos ou obsessivos relacionados ao autismo podem passar a ideia de que há algo errado que deve ser consertado, assim trata o autismo sob a perspectiva infantil. Na animação, vemos uma garotinha, Lucy, feita de pano, observando atenta o comportamento obsessivo do irmão, que tem engrenagens metálicas. Ele cola uma série de selos na parede, alinha seus patinhos de borracha e empilha cubos em torres imensas. Lucy acredita que existe um jeito de curar o irmão até que, um dia, ele se desmonta. A menina, enfim, perde a paciência e sai correndo pela floresta, indo parar em um casebre onde encontra um soldadinho de dar corda. Com esse novo amigo, Lucy acredita ter encontrado a cura para o irmão. De forma sensível e com figuras originais, o curta é baseado nas experiências pessoais de Jessica Ashman, que tem um irmão autista.







Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, o Instituto Mauricio de Sousa - IMS - lança seis animações com a participação de André, personagem autista criado para introduzir os aspectos do Transtorno do Espectro do Autismo - TEA - no universo da Turma da Mônica. Os materiais são fruto de uma parceria do IMS com a Revista Autismo, criada em 2010 por dois pais de crianças autistas com o intuito de informar à população sobre esse tema ainda muito desconhecido entre pais e educadores.



Série da Netflix


Jovem Sheldon | 2017



O personagem é a versão infantil de Sheldon Cooper apresentado em Big Bang: A Teoria, uma série de comédia da televisão norte-americana que estreou em 2007.

Na série Jovem Sheldon, da Netflix, o garoto de 9 anos de idade é um pouco desajeitado, inteligente e com pouca compreensão de pistas e comportamentos sociais, apesar de ser um prodígio, é muitas vezes incompreendido por todos a sua volta. Mesmo assim, ele é atencioso com aqueles com quem se preocupa, além de ser empático às vezes.




Curta-metragem da Disney Plus


Float | 2019


Escrito e realizado por Bobby Rubio, “Float” conta a história de um pai que descobre que o seu filho tem uma particularidade – consegue voar. Porém, com medo que fosse julgado pela sociedade, o pai tenta ao máximo esconder a característica do seu filho, até que se vê confrontado com a decisão de ter de aceitá-lo tal como ele é.

“Float” tem tanto de doce como de profundamente realista, percebendo-se desde o início que esta é uma história criada com inspirações da vida pessoal do próprio autor. Com uma animação polida, Rubio tenta fazer-se ouvir sobre um tema tão íntimo e pessoal de uma forma clara e poética.

Predominantemente sem falas, o silêncio de diálogos só é quebrado por uma frase gritada pelo pai para o filho que fará despedaçar o coração de qualquer espectador. É para se ver. E sentir. E refletir.



O curta-metragem Loop mostra de forma delicada dois personagens: Rene, uma menina de 13 anos dentro do espectro autista e que não se comunica oralmente, e Marcus, um jovem que nunca entrou em contato com esse universo não-verbal. Apesar de tão diferentes, o dois têm em comum a paixão pela canoagem – e é justamente na canoa que a narrativa se desenrola. “Eu pensei que a situação de estar em uma canoa tentando chegar em algum lugar, tentando compartilhar algo que você ama, mas não conseguindo se comunicar, seria uma história curta muito divertida a se contar”, disse a escritora e diretora Erica Milsom.



Filme da Disney Plus


Timmy Fiasco: errar é humano | 2020

Timmy Fiasco: errar é humano é uma comédia infantil. Winslow Fegley interpreta Timmy Fiasco, um garoto com pouco senso de humor e um senso de grandiosidade profundamente inflado. Tim passa seu tempo livre essencialmente sendo um investigador particular. Timmy sabe que é diferente e se orgulha disso, afirmando: “normal é para pessoas normais”, quando algo dá errado, ele diz: “errar é humano” ao invés de pedir desculpas, pois a investigação é mais importante do que as consequências. Seu melhor amigo, um urso polar imaginário, representa um apoio psicológico ao longo do filme que fundamenta a fantasia em uma realidade plausível.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


Av. Com Videlmo Munhoz, 130 Sala3
Anhangabaú Jundiaí SP Brasil
13208-050
 +55 11 99173 8631
whatsapp-1.png
bottom of page