Trump tem "doença mental perigosa", dizem especialistas em psiquiatria na ConferĂȘncia de Yale - 2017
- Livia Furlan Barbosa Carreira
- 7 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 12 de jan. de 2021
(Tradução Livre)
Especialistas em saĂșde mental dizem que o presidente Ă© "paranoico e delirante".
Donald Trump tem uma âdoença mental perigosaâ e nĂŁo estĂĄ apto para liderar os Estados Unidos, alertou um grupo de psiquiatras durante uma conferĂȘncia na Universidade de Yale.
Especialistas em saĂșde mental alegaram que o presidente era "paranoico e delirante" e que era "responsabilidade Ă©tica" dos psiquiatras alertar a população americana sobre os "perigos" que o estado psicolĂłgico de Trump representa para o paĂs.
Discursando na conferĂȘncia da Escola de Medicina de Yale, um dos profissionais de saĂșde mental, Dr. John Gartner, psicoterapeuta que aconselhou residentes psiquiĂĄtricos na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins atĂ© 2015, disse: âTemos a responsabilidade Ă©tica de alertar o pĂșblico sobre a doença mental perigosa de Donald Trumpâ.
O Dr. Gartner, que tambĂ©m Ă© membro fundador do Duty to Warn â Dever de Avisar, uma organização com dezenas de profissionais de saĂșde mental, acham que Trump Ă© mentalmente incapaz para ser presidente, disse que a declaração do presidente sobre ter a maior multidĂŁo em uma posse foi apenas uma entre muitas que serviu como aviso de um problema maior.
âPior do que ser mentiroso ou narcisista, ele Ă© paranoico, delirante, de pensamento grandioso e provou isso ao paĂs no primeiro dia em que foi presidente. Se Donald Trump realmente acredita que teve o maior tamanho de multidĂŁo da histĂłria, isso Ă© deliranteâ, acrescentou.
Presidindo o evento, a DrÂȘ Bandy Lee, psiquiatra forense, especialista em violĂȘncia e professora clĂnica assistente no Departamento de Psiquiatria de Yale, disse: âComo alguns destacados psiquiatras notaram, [a saĂșde mental de Trump] Ă© o elefante na sala. Acho que o pĂșblico estĂĄ realmente começando a entender e a falar amplamente sobre isso agoraâ.
James Gilligan, psiquiatra e professor da Universidade de Nova York, comentou na conferĂȘncia que trabalhou com algumas das âpessoas mais perigosas da sociedadeâ, incluindo assassinos e estupradores â e se convenceu sobre a âpericulosidadeâ do Sr. Trump.
âTrabalhei com algumas das pessoas mais perigosas que nossa sociedade produz, dirigindo programas de saĂșde mental nas prisĂ”esâ, disse ele.
âJĂĄ trabalhei com assassinos e estupradores. Posso reconhecer a perigosidade em um quilĂŽmetro de distĂąncia. VocĂȘ nĂŁo precisa ser um especialista em perigos ou passar cinquenta anos estudando, como eu fiz, para saber o quĂŁo perigoso Ă© esse homem".
O Dr. Gartner iniciou uma petição on-line no inĂcio de 2017, pedindo a demissĂŁo do Sr. Trump do cargo, afirmando que ele Ă© âpsicologicamente incapaz de desempenhar com competĂȘncia as funçÔes de presidenteâ. A petição foi encerrada com 70.555 assinaturas.
Ele declara na petição: âNĂłs, os profissionais de saĂșde mental abaixo assinados (indique a sua graduação), acreditamos em nosso julgamento profissional de que Donald Trump manifesta uma doença mental grave que o torna psicologicamente incapaz de desempenhar com competĂȘncia as funçÔes de Presidente dos Estados Unidos. E, pedimos respeitosamente, que seja destituĂdo do cargo, de acordo com o artigo 4Âș da 25ÂȘ emenda da Constituição, que estabelece que o presidente serĂĄ substituĂdo se estiver 'impossibilitado de exercer os poderes e deveres de seu cargo'â.
As afirmaçÔes feitas na conferĂȘncia geraram crĂticas de alguns membros de uma instituição psiquiĂĄtrica, que dizem violar a "Regra Goldwater" da APA - Associação Americana de Psiquiatria, que afirma que os psiquiatras nĂŁo devem dar opiniĂ”es profissionais sobre pessoas que nĂŁo examinaram pessoalmente.
Eles tambĂ©m foram condenados por republicanos, incluindo o presidente do Partido Republicano de Connecticut, JR Romano, que acusou o grupo de âjogar os padrĂ”es Ă©ticos pela janela porque nĂŁo podem aceitar os resultados das eleiçÔesâ.
Em resposta Ă s crĂticas, o Dr. Gartner disse: âEsta noção de que vocĂȘ precisa entrevistar alguĂ©m pessoalmente para formar um diagnĂłstico, na verdade, nĂŁo faz muito sentido. Pela simples razĂŁo, a pesquisa mostra que a entrevista psiquiĂĄtrica Ă© a forma menos confiĂĄvel estatisticamente de fazer um diagnĂłsticoâ.
Um porta-voz da Universidade de Yale disse ao The Independent que o painel da conferĂȘncia obedeceu Ă âRegra de Goldwaterâ durante as discussĂ”es, mas que a organizadora estava "preocupada" com o "silenciamento do debate".
âO painel da Escola de Medicina de Yale obedeceu Ă âRegra Goldwaterâ. Eminentes psiquiatras foram convidados a falar sobre a existĂȘncia de outras regras Ă©ticas que a sobreponha, como na prĂĄtica comumâ, disse o porta-voz.
âA organizadora, DrÂȘ Bandy Lee, concorda com a âRegra Goldwaterâ, mas estĂĄ preocupada com sua recente expansĂŁo (em 16 de março de 2017) e o silenciamento do debate. Ela espera que o pĂșblico e os polĂticos entendam que as questĂ”es de saĂșde mental nĂŁo devem ser usadas como uma arma, assim como outros problemas de saĂșde nĂŁo sĂŁoâ.
âO Dr. Gartner foi convidado como ativista e nĂŁo estava no painel propriamente dito, nem o porta-voz do eventoâ. A organizadora enfatiza que o evento [petição] foi estruturado de forma independente e nĂŁo representou os pontos de vista da Universidade de Yale ou da Escola de Medicina de Yale.
Os mĂ©dicos disseram que mesmo que isso viole os padrĂ”es Ă©ticos da tradição da psiquiatria, era necessĂĄrio quebrar o silĂȘncio sobre o assunto porque temem que âhaja coisa demais em jogoâ.
NĂŁo Ă© a primeira vez que a saĂșde mental de Trump Ă© questionada. Em fevereiro de 2017, o Duty to Warn â Dever de Avisar, formado por psiquiatras, psicĂłlogos e assistentes sociais, assinou uma carta aberta, alertando que o estado mental de Trump âo torna incapaz de atuar com segurança como presidenteâ.
A carta advertia que a tendĂȘncia do presidente de "distorcer a realidade" para se adequar ao seu "mito pessoal de grandeza" e atacar aqueles que o desafiam com fatos, provavelmente, aumentarĂĄ em uma posição de poder.
FONTE: https://www.independent.co.uk/news/world/americas/donald-trump-dangerous-mental-illness-yale-psychiatrist-conference-us-president-unfit-james-gartner-duty-warn-a7694316.html
