top of page

Livro: Eu Autista, um caso clínico de TEA de Alto Funcionamento

SINOPSE: Diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista – TEA, aos 35 anos, Marcos relata neste livro as características que possui, atribuídas ao autismo. Dada a sua condição recém descoberta, Marcos procura evoluir como ser humano. Nesse processo, aprende a compreender em si e em seus filhos, também autistas, os principais gatilhos por trás de seus comportamentos. Este livro é um convite ao mundo de Marcos, que através do olhar de sua psicóloga/neuropsicóloga Livia, tem sido instigado a se desafiar e a se tornar, a cada dia, a sua melhor versão.


AUTORES: Marcos A. P. Junior & Livia F. B. Carreira

CAPA e ILUSTRAÇÕES: Michel Pereira

PREFÁCIO: Prof. Dr. Francisco B. Assumpção Jr. & M.a Sabrina Fernandez Prieto




Este é um livro que foi escrito com muito carinho e com grande empenho. Surgiu do desejo de trazer à tona questões relevantes a serem esclarecidas aos familiares, cuidadores, amigos e colegas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista de Alto Funcionamento, antigamente chamado de Síndrome de Asperger, aos profissionais da saúde que possam ter dúvidas sobre o diagnóstico desafiador na fase adulta de um autista, ou mesmo de uma criança ou adolescente, assim como aos próprios portadores dessa condição que muitas vezes não se conhecem, que se tornaram adultos “diferentes”, que se camuflaram de forma consciente ou inconsciente para se adequarem às demandas sociais.

Após uma avaliação neuropsicológica e alguns meses de psicoterapia, pude perceber o quanto Marcos tem uma grande habilidade verbal. Sua capacidade de nomear e detalhar sua visão do mundo e suas emoções diante da realidade são contagiantes.


A cada encontro, a cada conversa, é uma viagem que nos faz entender o seu universo e que traz ao mundo dos neurotípicos um entendimento de um ponto de vista e de uma lógica talvez ainda não analisada.

Marcos nos faz mergulhar profundamente no mundo dos aspies. Conhecê-lo foi como um encontro de almas gêmeas. Cada palavra sua, que por muitas vezes na sua vida foi interpretada como algo estranho e esquisito, me soa como algo tão familiar e óbvio e, ao mesmo tempo, algo jamais ouvido.


A sua didática e criatividade faz descortinar uma realidade, tida como irreal, louca ou sem sentido para muitos, porém fazendo todo o sentido - se é que algo não faz sentido nessa vida - quando observada intimamente em suas pequenas sutilezas. Com suas peculiaridades, sua idiossincrasia, com frases longas e perdidas e já reencontradas, delineiam-se caminhos de descobertas mútuas, de enriquecimento recíproco, de admiração e de afinidade.


O Marcos é apenas um ser humano como todos nós que faz parte da neurodiversidade. O conceito de neurodiversidade foi utilizado pela primeira vez pela socióloga australiana Judy Singer1 e postula que condições como autismo e outros transtornos não são doenças a serem tratadas e curadas, mas, sim, diferenças neurológicas, diferenças humanas a serem respeitadas.


Como disse Jung (1875-1961): “o encontro de duas personalidades é como a mistura de duas substâncias químicas diferentes: no caso de se dar uma reação, ambas se transformam”. E como disse o filósofo Nietzsche (1844-1900): “É preciso ter ainda o caos dentro de si, para poder dar à luz uma estrela dançante”. Um verdadeiro mergulho ao “caos” para o encontro da alma, da plenitude, da essência, do SER!


O leitor encontrará neste volume as confidências de um ser humano que deve ser tratado com igualdade, respeito e dignidade, sendo neurotípico ou neuroatípico. No primeiro capítulo, há um breve resumo sobre o autismo. No segundo capítulo, expus a minha visão do caso como profissional da área da saúde e alguns resultados obtidos nos testes psicológicos de Marcos. Do terceiro capítulo em diante, Marcos se mostra em todos os seus detalhes, pensamentos, fantasias e emoções. Nestes capítulos, utilizou-se a primeira pessoa do singular para melhor entendimento de como o Marcos enxerga o mundo. Finalizando o livro, há uma lista de instituições que apoiam o autismo e uma lista de famosos autistas.


Em todos os capítulos, é mostrada originalidade para que o leitor possa usufruir de uma jornada compreensível ao mundo do autismo de alto funcionamento.


É uma honra poder fazer parte desse projeto de vida que se inicia com este livro.


Livia Furlan Barbosa Carreira


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Av. Com Videlmo Munhoz, 130 Sala3
Anhangabaú Jundiaí SP Brasil
13208-050
 +55 11 99173 8631
whatsapp-1.png
bottom of page